Notícias

Sinfarpe e a Formação

9 de outubro de 2017
CES e Fenafar realizam curso no Sinfarpe 


Foi realizado nos dias 29 e 30 de setembro de 2017, o 1º Curso de Formação Sindical  do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Pernambuco (Sinfarpe), como parte do convênio entre a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar) e o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES).

A atividade aconteceu no auditório do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE) e reuniu diretores de sindicatos, colaboradores e pessoas envolvidas na luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

Abrindo o encontro, a presidente do Sinfarpe, Veridiana Ribeiro, falou sobre a relevância da realização do curso em sua entidade como instrumento de capacitação para dirigentes classistas no Estado, seguida pelas aulas sobre “Origem e História do Movimento Sindical Brasileiro” e “Concepções Sindicais”, com o professor André Cavalcanti.

No segundo dia do curso, o tema “Comunicação Sindical” foi debatido com a aula do jornalista Fernando Borgonovi. Encerrando o curso, o professor e farmacêutico, Marco Aurélio falou sobre a ”Relação de Trabalho na Formação Farmacêutica – Negociação, Acordo e Convenções Coletivas”.


Para a diretora da região nordeste da Fenafar, Lavínia de Melo Maia Magalhães, a realização do curso foi importante para qualificar o novo quadro que está compondo o sindicato, junto com a diretoria mais experiente. “Ele servirá para dar uma base para que esses sindicalistas possam ampliar seus conhecimentos e se tornarem mais atuantes. Sabemos que esse sindicato é bastante combativo e reconhecido pela categoria, mas precisa cada vez mais formar líderes para que, nesse momento difícil da conjuntura nacional, possamos tentar manter os nossos direitos trabalhistas que foram estraçalhados. Somente com a formação desses líderes vamos conseguir manter a luta dos profissionais farmacêuticos”, afirmou.


“A formação é um instrumento importantíssimo para disputa de ideias nessa conjuntura que vivemos, portanto fazer esse curso foi um sucesso e acho que a categoria foi muito bem representada pelos seus dirigentes. Esperamos que a gente possa ter outros momentos e que a formação esteja sempre presente, pois ela é fundamental para construção de uma outra sociedade”, pontuou a coordenadora-geral do CES, Gilda Almeida, que esteve presente durante todo o processo formativo.




Da Redação

-----------------------------------------------------------------------------------
Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho
Facebook: https://www.facebook.com/cesforma 
Twitter: https://twitter.com/cesforma
Instagram: https://www.instagram.com/cesforma
-----------------------------------------------------------------------------------

Comente: