Compreendendo a importância e a força do movimento sindical rural, o CES oferece aos trabalhadores e trabalhadoras do campo uma formação específica com um processo formativo desenvolvido para a categoria.

Desde a fundação do Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho, em abril de 1985, a análise da conjuntura sindical com embasamentos aprofundados e confiáveis se consolidou como principal atividade da instituição.

Com o fim da repressão e a ampliação das liberdades democráticas no país, a criação de uma publicação que dialogasse com a situação política, econômica e estrutural do sindicalismo nacional se fez necessária.

Assim, em 1986 foi publicada a primeira edição da Revista Debate Sindical trazendo na capa o centenário do Dia Internacional dos Trabalhadores em homenagem a todos os líderes operários que lutaram pela emancipação social da classe.

Durante 21 anos, com a colaboração de sindicalistas, dirigentes e acadêmicos a publicação ganhou respeitabilidade entre as várias correntes e centrais sindicais do país e credibilidade junto ao meio acadêmico.

Auxiliando na construção de um sindicalismo forte, democrático, unitário e enraizado nos locais de trabalho, a Revista Debate Sindical cumpriu o seu papel como principal veículo de comunicação especializado no estudo do trabalho, proporcionando uma discussão ampla à frente das lutas dos trabalhadores, até a sua extinção em agosto de 2007.

Este precioso acervo, agora, é disponibilizado na íntegra contendo 56 edições:

 

O CES realiza, coordena e supervisiona estudos e pesquisas relacionadas a temas gerais do interesse da classe trabalhadora e sobre o mundo do trabalho como forma de subsidiar o desenvolvimento político e teórico, bem como o aprofundamento em temas específicos quando solicitados pelas entidades sindicais

 

CES Nordeste

Com o objetivo de ampliar suas ações formativas o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) fundou em fevereiro de 2015, sua primeira entidade regional, o CES Nordeste, tendo sede na cidade de João Pessoa, na Paraíba.

Compreendendo a importância da luta social e de um sindicalismo cada vez mais forte no Brasil, o objetivo da é proporcionar cursos e oficinas para sindicatos da região, tendo como prioridade oferecer um processo vivo e contínuo de aprendizado.

Coordenação Regional – CES Nordeste:

- José Gonçalves (Paraíba)

- Hozana Alves (Paraíba)

- Elton Arruda (Piauí)

- Lenice Sales (Piauí)

- Luciano Simplício (Ceará)

 

Assessoria para criação de departamento de Formação Sindical

O CES oferece assessoria às entidades sindicais para organização dos Departamentos ou Secretarias de Formação Sindical, contribuindo na formulação de objetivos, metas e atividades prioritárias. 

 

 

Desenvolvemos seminários sobre temas atuais e pertinentes ao movimento sindical, tais como:

- Política industrial

- Projeto Nacional de Desenvolvimento

- Integração Latino-Americana

- Relação entre sindicato, partido e estado

- Crises do capitalismo

- A questão agrária no Brasil e a luta dos trabalhadores

- Socialismo

 

Duração: 12 horas

 

O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é uma ferramenta fundamental para as organizações, sindicatos, partidos políticos, escolas e instituições em geral que desejam se organizar para enfrentar os desafios colocados pelo cotidiano das entidades.

A metodologia do PES, concebida pelo chileno Carlos Matus e aplicada pelo CES leva em conta que quem deve planejar é quem vai executar, ou seja, “planeja quem governa”.

O PES proporciona o diagnóstico das entidades, a formulação dos objetivos fundamentais e específicos, as metas a serem alcançadas e a construção dos projetos prioritários que orientam a execução dos objetivos definidos.

Para sua execução é necessária uma reunião preparatória, seminário de aplicação de 16 horas, formulação dos relatórios e acompanhamento visando sua adequada implantação, bem como a revisão do planejamento estabelecido.

Duração: 16 horas

O CES disponibiliza convênios que permitem a sua entidade uma sólida formação política e sindical para dirigentes, assessores, militantes e trabalhadores e trabalhadoras em geral.

Criado com o intuito de desenvolver educação contínua com uma programação ampla e diversificada de cursos, palestras, planejamentos, seminários e oficinas, o convênio com o CES proporciona atividades de formação com professores qualificados, apostilas atualizadas e certificados reconhecidos.

A parceria é firmada de acordo com as necessidades das entidades, com valores acessíveis.

Invista na formação, organização e desenvolvimento da sua entidade, entre em contato e solicite um orçamento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

debate sindical

 

integracao latina americana e os trabalhadores

 

ces 30 anos

 

para que serve o movimento sindical

 

Cadastre-se

Cadastre-se e receba por email informações atualizadas do CES – Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho

Contato Hotline rodape

Entre em contato com o CES.

  • Hot line: +(11) 3101-5120

Conecte-se

Conecte-se ao CES através das redes sociais

Facebook: http://www.facebook.com/cesforma 
Twitter: http://twitter.com/cesforma 
Youtube: http://www.youtube.com/cesforma 
Issuu: http://www.issuu.com/cesforma