A primeira prévia das respostas do questionário “Rede de Informações e Comunicação sobre a exposição de trabalhadores(as) ao SARS-COV-2 no Brasil”? foi finalizada, nesta quarta-feira (10/2), e está sendo divulgado em primeira mão pelo Sindifars.

O relatório apresenta importantes indicadores sobre a saúde dos farmacêuticos. O Rio Grande do Sul é o estado em que mais farmacêuticos responderam ao questionário, mesmo estando muito atrás do objetivo determinado no início da campanha. Os números já demonstram um cenário sobre a saúde dos profissionais e dão indícios sobre as principais formas de contaminação.

Os registros são referentes a dezembro de 2020 e janeiro de 2021. “Neste período, encontraram-se muitos registros incompletos que não permitem esclarecer o local ou ocupação dos trabalhadores”, explicou a Especialista em Saúde Mental e Saúde do Trabalhador e PhD epidemiologia, pesquisadora colaboradora Ensp/Fiocruz, Maria Juliana Moura Correa.

Os registros são dos colegas que atuam em farmácias, no ensino e ou serviços de saúde. Destes, 56% dos registros são de farmacêuticos que atuam no Rio Grande do Sul; 15% de São Paulo e 11% do Rio de Janeiro. A maioria (53%) destes colegas se referem que teve contato no ambiente de trabalho com colegas ou pacientes/clientes com diagnóstico de Covid-19.

Dos farmacêuticos que responderam e atuam em farmácias (31%), apenas 1 informou que realiza trabalho remoto e os demais estão em trabalho presencial, mas também intercalam atividades remotamente alguns dias da semana.

Na próxima semana, mais dados serão divulgados. Estas informações são fundamentais para a categoria acompanhar a saúde dos farmacêuticos, bem como para o Sindifars na tomada de providências cabíveis e possíveis.

Vale lembrar que o questionário ainda está disponível para ser respondido. Ele traz opções de respostas claras e diretas, contribuindo para ser respondido de forma rápida. Os campos não são obrigatórios para preenchimento, mas quanto mais você responder mais contribui com as informações para tomada de providências na proteção dos seus direitos e de sua saúde.

 

FONTE: sindifars.com.br/

.