O Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho – CES está muito feliz em anunciar que o nosso projeto A Ditadura Militar através do Cinema foi aprovado pelo PRONAC - Programa Nacional de Apoio à Cultura do Ministério da Cultura do Brasil justamente neste ano em que o Brasil completa 60 anos do Golpe Militar. Não houve diligências e ou exigências para alterar o projeto, ele foi aprovado em primeira versão dada a qualidade da proposta.

Foi publicado no Diário Oficial da UNIÃO em 5 de dezembro de 2024 e a autorização para a captação total de recursos no prazo de 5 a 31 de dezembro de 2024. É um prazo muito curto e contamos com a divulgação de vocês em ampla escala.

O CES produzirá comunicados para disseminarmos nas redes sociais e compartilharmos amplamente esta grande conquista.

O CES teve a ideia de transformar este tema em um projeto nacional de cultura após a realização de um curso intitulado CINECESFORMA, com este mesmo nome, ministrado pelo Professor Arnaldo Lemos da PUC-Campinas, ainda no 1º semestre de 2024. Neste projeto o professor Arnaldo está como curador para o desenvolvimento e acompanhamento de sua execução.

O projeto visa o resgate e a preservação da memória daqueles que viveram sob o regime militar, por meio de reflexões sobre os direitos, lutas e desafios enfrentados, utilizando o cinema como ferramenta de conscientização política. Compõem a proposta a realização de ciclos de debates, exibições presenciais, exibições on-line, publicações físicas e/ou digitais para ampliar o acesso ao conhecimento sobre o tema a partir de parcerias com Escolas e Universidades (Públicas e Privadas) e com Entidades Sindicais em geral.

Possui como objetivo geral, através de filmes, documentários e debates, resgatar a memória histórica, conscientizar o público e promover reflexões sobre os direitos e liberdades individuais e coletivas durante este período sombrio da história.

Serão realizados 10 encontros em cada Ciclo de Debates junto à população (trabalhadores (as) em geral, estudantes e professores (as) das escolas e universidades públicas e privadas, sindicalistas em geral). Os debates serão conduzidos por profissionais das áreas de Sociologia, História, Direito entre outros. Serão realizadas oficinas para professores (as) de escolas e universidades públicas e privadas visando a relevância da disseminação do conhecimento, pelas escolas, sobre a Ditadura Militar. Será produzida 1 publicação física e/ou digital de todos os momentos da execução do projeto para ampliar o acesso ao conhecimento sobre o tema.

Há procedimentos para investir no projeto e listamos a seguir o caminho para a sua efetivação.

Para investir no projeto:

  1. Acesse o Portal SalicNet para visualizar o projeto cultural aprovado pelo PRONAC (Programa Nacional de Apoio à Cultura) que é um programa do Ministério da Cultura do Brasil que visa apoiar financeiramente projetos culturais em todo o país. Ele oferece incentivos fiscais para que empresas e pessoas físicas possam investir em Cultura, permitindo deduzir parte dos valores do imposto de renda. Nome do Projeto: A Ditadura Militar através do Cinema
  2. Contato com Liliana Aparecida de Lima (Coordenadora Geral do CES, responsável legal e proponente do projeto) através dos telefones (11) 95931 – 0125/ (11) 3101-5120 (falar com Priscila e/ou Adriana) ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para informações mais detalhadas sobre como o investimento poderá ser utilizado e quais contrapartidas poderão ser oferecidas.
  3. Formalização da doação: Será realizada através de um contrato ou termo de compromisso, garantindo que todas as responsabilidades e benefícios estejam claros.
  4. Depósito do Valor: Realização do depósito do valor acordado na conta específica do projeto aprovada pelo Ministério da Cultura
  5. Emissão de Recibo de Mecenato: Após o depósito, o proponente emitirá um recibo de mecenato que será utilizado para a dedução no seu Imposto de Renda. Pessoas físicas podem deduzir até 6% do Imposto de Renda e Pessoas Jurídicas até 4%.
  6. Acompanhamento do projeto: Manter-se atualizado sobre o andamento do projeto, participando de eventos e recebendo relatórios sobre o progresso e utilização de recursos

 

INVESTIR EM PROJETOS CULTURAIS NÃO SÓ PROMOVE A CULTURA, MAS TAMBÉM FORTALECE A RESPONSABILIDADE SOCIAL.

 

Liliana Aparecida de Lima

Coordenadora Geral do Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho – CES

 

Clique aqui e veja informações do projeto

.