O Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, realizou o Planejamento Estratégico Situacional -PES nos dias 6 e 7 de maio de 2023 no Centro de Treinamento Santo Antônio em Patos PB.

O planejamento teve como facilitadores a Professora Liliane Lima e o Professor Augusto Petta do Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho – CES.

Augusto Petta fez um histórico da importância do PES e o papel desempenhado pelo SINFEMP nestes últimos anos depois da realização dos planejamentos realizados. ” Depois da pandemia é o primeiro planejamento presencial que estamos realizando e para isso, precisamos aceitar o problema para tentar resolver. O SINFEMP tem essa compreensão”, disse o mesmo.

Liliane Lima fez uma síntese do planejamento realizado em 2016, ver o que foi concretizado e o que não foi possível realizar.
Para a presidente do SINFEMP, Carminha Soares, sempre é bom reunir, discutir e encaminhar as deliberações tiradas coletivamente e o sindicato tem feito esse esforço.” Planejar é essencial para colocarmos em prática o que foi discutido coletivamente e fortalecer ainda mais o nosso trabalho “, disse a líder sindical.

O sindicalista Zé Gonçalves, enfatizou mais uma vez a parceria entre o SINFEMP e o CES na formação sindical, não apenas no sindicato, mas em anos anteriores na CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Paraíba.” Podemos afirmar aqui que antes do PES – Planejamento Estratégico Situacional no SINFEMP, fazíamos as atividades de forma muito voluntária, sem rumo, apressados e depois da capacitação, da formação as coisas mudaram completamente”. Já em relação a CTB-PB a situação foi a mesma e depois do planejamento avançamos e chegamos a mais de cem entidades filiadas,” destacou Gonçalves.
No Planejamento foram destacados 11 pontos cruciais, que apresentados, foram transformados em projetos a serem executados de 7 de maio de 2023 a 7 de maio de 2024, destacando os problemas que foram atacados, com objetivos específicos, ações a serem desenvolvidas, recursos necessários, relação com outros grupos, período de avaliação, período de execução e responsáveis pelas tarefas. Os 11 pontos foram: Relação com a base, Juventude, Mulheres, Funcionamento da Diretoria, Estrutura, Jurídico, Serviço Público, Relação do SINFEMP com outras Entidades Sindicais, Formação, Comunicação, Cultura e Lazer.

O Planejamento Estratégico Situacional não focou apenas nas demandas específicas do SINFEMP, mas também na luta geral da classe trabalhadora pela sua emancipação política, além da interação com as demais entidades sindicais e movimentos sociais.” Somos trabalhadoras e trabalhadores no serviço público e devemos sobretudo sermos solidários a luta de outras categorias, de Sindicatos irmãos “, lembrou a presidente do SINFEMP, Carminha Soares.

Professor Augusto Petta ea Professora Liliane Lima com a Presidente Carminha Soares

 

 

 

Fonte: www.sinfemp.com.br/

.