O Sinpro Campinas e Região, em parceria com o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) e a Associação dos Professores da PUC-Campinas (Apropucc), promoveu no dia 20 de março, o evento “Mesa da Memória: Ainda Estamos Aqui – Mulheres na Ditadura”.
E teve como convidada especial a médica e professora Helena Serra Azul, Doutora em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Helena é professora titular do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma das autoras do livro “Tempos de Nunca Mais”, onde relata as graves violações de direitos humanos que sofreu durante o regime militar brasileiro (1964-1985).
Natural do Ceará, Helena Serra Azul Monteiro iniciou sua luta contra a ditadura ainda na adolescência, integrando a Juventude Estudantil Católica (JEC). Em 1968, com a instauração do AI-5, Helena foi presa com apenas dois meses de gestação de seu filho Manuel, que viria a nascer no cárcere e ali permaneceria durante sete meses. Em 1972, ela e o marido voltariam a ser presos e sofreriam todo o tipo de tortura.
No debate, Helena Serra Azul falou de sua trajetória como militante política e de sua luta como médica e professora por uma sociedade mais justa e igualitária.
Link do video citado na atividade: www.youtube.com/watch?v=sAY9dAfGJ7A