Desde a fundação do Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho, em abril de 1985, a análise da conjuntura sindical com embasamentos aprofundados e confiáveis se consolidou como principal atividade da instituição.

Com o fim da repressão e a ampliação das liberdades democráticas no país, a criação de uma publicação que dialogasse com a situação política, econômica e estrutural do sindicalismo nacional se fez necessária.

Assim, em 1986 foi publicada a primeira edição da Revista Debate Sindical trazendo na capa o centenário do Dia Internacional dos Trabalhadores em homenagem a todos os líderes operários que lutaram pela emancipação social da classe.

Durante 21 anos, com a colaboração de sindicalistas, dirigentes e acadêmicos a publicação ganhou respeitabilidade entre as várias correntes e centrais sindicais do país e credibilidade junto ao meio acadêmico.

Auxiliando na construção de um sindicalismo forte, democrático, unitário e enraizado nos locais de trabalho, a Revista Debate Sindical cumpriu o seu papel como principal veículo de comunicação especializado no estudo do trabalho, proporcionando uma discussão ampla à frente das lutas dos trabalhadores, até a sua extinção em agosto de 2007.

Este precioso acervo, agora, é disponibilizado na íntegra contendo 56 edições:


.