O Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) foi criado em 1985, com o objetivo principal de contribuir na formação da consciência política da classe trabalhadora na luta por uma sociedade mais justa e igualitária.
Constituído no período da redemocratização, a entidade acompanhou de perto a evolução do mundo do trabalho, dos movimentos sociais e da política no país, vivenciando a ascensão das lutas da classe trabalhadora, o ataque do neoliberalismo, o progresso social e o golpe parlamentar.
Por acreditar que a formação sindical possui um papel fundamental na luta transformadora, o CES vem contribuindo com o desenvolvimento da compreensão histórica, do pensamento crítico e da consciência classista para milhares de dirigentes, militantes sindicais, trabalhadores e trabalhadoras urbanos e rurais, do Brasil e América Latina.
São 39 anos oferecendo cursos, palestras, oficinas, seminários, pesquisas e planejamento estratégico, fazendo com que a formação teórica esteja sempre caminhando e se desenvolvendo ao lado da prática cotidiana.
A entidade vem atuando também na área sindical internacional, contribuindo na construção, junto à Secretaria de Formação e Investigação, do Encontro Sindical Nossa América (ESNA), produzindo estudos e estabelecendo parcerias com escolas sindicais de outros países.
Sem um processo continuado de formação, o movimento sindical dificilmente conseguirá enfrentar os enormes desafios colocados pela conjuntura atual; por isso, o CES acredita que "quando você se forma, transforma!".