Em 23 de janeiro, segundo dia do Ciclo Nacional de Palestras Remotas do CES, contamos com as participações brilhantes de Ana Rocha e Altamiro Borges, que desenvolveram o tema “Conjuntura Nacional: Políticas do atual Governo e Perspectivas para 2024”.

Ana Rocha apresentou várias realizações importantes do Governo Lula no primeiro ano de mandato. Apontou também dificuldades e a necessidade de reformas estruturais, que só serão viáveis com amplitude, contando não só com as forças de esquerda. Falou sobre a importância das eleições para Prefeitos e Vereadores, em 2024, oportunidade em que as forças progressistas e democráticas poderão construir uma nova correlação de forças. Ressaltou a importância do desenvolvimento do plano do atual Governo relativo aos direitos das mulheres.

Altamiro Borges disse que as forças progressistas continuarão enfrentando período de grandes turbulências, provocadas pela ascensão das forças ultraneoliberais, tanto em nível internacional, quanto em nível nacional. As guerras se sucedem, a extrema direita consegue vitórias, como ocorreu recentemente na Argentina.

Miro também se referiu à necessidade premente - para enfrentar esse momento tão difícil - da organização, da conscientização e da mobilização cada vez mais intensas do Movimento Sindical. Os sindicatos precisam se fortalecer; não há verdadeira Democracia sem sindicatos fortes. Tomou conhecimento de uma proposta, que acha justa, de considerar 2024, como o ano da sindicalização. É necessário aumentar significativamente o número de trabalhadores e trabalhadoras sindicalizados(as)no Brasil.

Após um intervalo ouvindo boas músicas, assistimos a um vídeo que retrata a tentativa de golpe desferida pelas forças de direita, no dia 8 de janeiro de 2023. Logo após, várias questões foram levantadas pelos cursistas e respondidas pelos palestrantes.

Agradecemos muito a Ana Rocha e ao Altamiro Borges pelas palestras proferidas e a Professora Hercia Azevedo da Silva, diretora da APLB e do CES, pela coordenação dos debates.

.