Discutir o papel da Universidade Católica frente aos desafios da Educação brasileira na atualidade, ressaltando a importância das humanidades e do sentido da democracia no ambiente acadêmico católico. Este será o objetivo do Encontro Nacional de Professores e Estudantes das Universidades Católicas, que acontecerá nos dias 7 e 8 de junho no Sinpro Campinas e Região.

O evento será realizado em modo híbrido, ou seja, presencialmente e com transmissão em tempo real para os participantes que não puderem se deslocar até a sede do Sindicato. Segundo a professora Conceição Fornasari, presidente do Sinpro, o encontro será uma oportunidade rara de reunir a comunidade acadêmica em torno de um debate cada vez mais necessário no Brasil e no mundo: “É imprescindível garantir que a democracia não morra – e as instituições católicas podem contribuir com isso ao garantir espaço para lutas e reivindicações no ambiente acadêmico, além de uma educação de excelência e a dignidade do trabalho docente”, diz.

Além do trabalho em grupo – do qual resultará uma carta coletiva – o encontro contará com duas palestras: a primeira, na sexta-feira, proferida pelo filósofo e educador Alípio Casali, doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e as duas outras, no sábado, com o professor e sociólogo Márcio Roberto Tangerino, professor da PUC-Campinas, e com a professora e pesquisadora Madalena Guasco Peixoto, diretora da faculdade de Educação da PUC-SP e especialista em políticas públicas.

O encontro é organizado pelo Sinpro Campinas e Região, Apropucc e CES. Estudantes, professores e trabalhadores administrativos das instituições católicas de ensino estão convidados a participar do evento. As inscrições gratuitas devem ser feitas clicando neste link.

Confira a programação completa:

PROGRAMAÇÃO

7 de junho (sexta)

17h – Recepção na sede do Sinpro

19h – Abertura

19h30 – Conferência e Debate: “O diferencial e a razão de ser de uma Universidade Católica”, com o prof. Alípio Casali

21h – Encerramento

8 de junho (sábado)

8h30 – Café da manhã

9h – Conferência e Debate: “Universidade Católica: missão e tendências diante da onda neoliberal”, com o prof. Márcio Roberto Tangerino

10h30 – Intervalo

11h – Conferência e Debate: “Há caminhos possíveis para o projeto democrático das universidades católicas diante da hegemonia de modelos ultra neoliberais?”, com a profa. Madalena Guasco Peixoto

12h30 – Almoço

14h30 – Grupos de Trabalho (presenciais e online): produção de carta coletiva a ser enviada ao Papa Francisco

16h30 – Apresentação e votação da carta

17h30 – Encerramento

 

Fonte: Sinpro Campinas e Região

.